quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Manifesto

Manifesto

Venho por meio deste manifesto, reunir toda a comunidade Java do nosso país (inclui milhares de profissionais atuando nos mais diversos seguimentos e uma das mais respeitadas do mundo) a nos unirmos em favor de um interesse comum: o efetivo desenvolvimento da tv digital no Brasil, sem a frustração dos consumidores, logo nossos potenciais clientes.

As motivações são as seguintes:

1. Embora a adoção do padrão de tv não tenha agradado muita gente, não temos mais como mudar isto. Porém, podemos auxiliar a sociedade na compreensão de como funciona o sistema e principalmente: PORQUE NÃO DEVEMOS COMPRAR SET TOP BOXES AGORA. Este é o principal motivo do meu manifesto. Não quero fazer nenhum boicote, muito pelo contrário. Eu acredito no projeto Ginga, porém os aparelhos que estão sendo lançados agora não o suportam, em outras palavras são inúteis para nossos projetos para JavaTV e interatividade.

2. Crescimento de um mercado de desenvolvimento de software maduro e gerador de empregos para profissionais qualificados. Sem o Ginga nos set top boxes como iremos desenvolver nossos xlets? Peço que reflitam sobre esta questão.

3. Auxilio no esclarecimento às pessoas que conhecemos. Vamos na medida do possível contar toda a historia da tv digital, o que ela pode oferecer e porque ela será tão importante para nosso país.

4. Os fabricantes dão como motivo principal de não suportarem o Ginga o fato deste ainda estar em fase de testes. Devido a este fato, os set top boxes no mercado vêem de fábrica com algum tipo de middleware proprietário, o que obriga aos fabricantes o pagamento de algum tipo de royaltie.

5. O governo federal já investiu mais de R$ 100 milhões de reais no projeto que vem sendo desenvolvido há cerca de 17 anos. Porém, os investimentos cairam e os pesquisadores sofreram muito para conseguir concluir o projeto. Isto é dinheiro meu, seu e de toda a sociedade!

6. Com a implementação do Ginga nos set top boxes apartir de metade do ano que vem segundo os mais otimistas, haverá um campo muito grande para todos nós desenvolvedores Java. Algo parecido com o que houve com o surgimento da plataforma web de desenvolvimento. Este mercado é muito grande, não é algo que somente um fornecedor irá conseguir suprir!

7. As pessoas que estão comprando os set top boxes atuais não poderão executar os xlets desenvolvidos pela sua empresa! O middleware não será o mesmo, ou seja, você não poderá atender a estas pessoas. Imagine uma mensagem do tipo: seu set top box não é compatível! Sem chance.

8. O ginga é o único midleware aprovado pelo STVB, logo ele será uma realidade assim que estiver homologado.

9. Vamos evitar que o mesmo erro se repita: a comunidade ficou calada enquanto o governo definia qual padrão seria utilizado. Vamos fazer um grande movimento na Internet e em todas as mídias possíveis!

Peço o apoio de todos e por favor, vamos ajudar a tornar o Ginga uma realidade e evitar que muitas pessoas adquiram um set top box obsoleto que não permitirá por exemplo consultar tabelas de campeonatos esportivos, participar de promoções relampago de operadoras de celular dentre centenas de outras aplicações inovadoras para este novo canal que surge oficialmente apartir de 2 dezembro de 2007 em São Paulo.

Peço para que repassem o manifesto para quem puderem acessem o site oficial do midleware caso tenham dúvidas: http://www.ginga.org.br
http://semginganao.blogspot.com/

Nenhum comentário: